segunda-feira, 16 de março de 2015

A evolução do capitalismo.

O capitalismo surgiu na Europa, juntamente com o renascimento urbano e comercial. Veio junto com uma classe social: A Burguesia. O sistema espalhou-se para o resto do mundo com o inicio das Grandes Navegações. Podemos dividir o capitalismo em 4 fases: 1- CAPITALISMO COMERCIAL (SÉCULO XV à XVIII,PRÉ CAPITALISMO):
Período histórico das Grandes Navegações e do colonialismo. As grandes potências eram europeias. Foram descobertas novas rotas marítimas. As potências buscavam expansão comercial. -A doutrina era o MERCANTILISMO -Forte intervenção do Estado na economia -A riqueza e importância de um país eram medidas na quantidade de metais preciosos acumulados(metalismo) -Estimulava-se a exportação e visava diminuir as importações, mantendo-se assim a balança comercial favorável. - Adotava-se também o protecionismo, com o objetivo de proteger as manufaturas nacionais, as colônias eram obrigadas a seguirem o Pacto Colonial ( DIT Colônia- Metrópole) Os lucros obtidos com o comércio colonial eram muito altos, gerando assim uma "acumulação primitiva de capitais". Esse capital financiou a Revolução Industrial; Por isso chamamos esse período de "Pré-capitalismo", precedeu e permitiu o desenvolvimento do que muitos consideram o verdadeiro capitalismo, sua fase industrial. 2-CAPITALISMO INDUSTRIAL (SÉCULO XVIII)
-Ocorreram na Grã-Bretanha mudanças tecnológicas, sociais e econômicas, isto caracterizou a : A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL -Várias invenções -Novas fontes de energia -Multiplicaram a produtividade do trabalho -De Manufatura para Indústria. -A Grã-Bretanha torna-se centro financeiro e grande "fábrica" do mundo. -Revolução nos meios de transportes ( trem, barco a vapor) -Divisão entre capital e trabalho. -Desenvolve-se os meios de produção. -A propriedade privada ( Nas mão dos burgueses) -A força de trabalho pertencia aos proletários e era vendida por um salário. -A produção industrial tornou-se a atividade de maior fonte de lucro. -Quem recebia salário consumia o que ajudava a fabricar. -O lucro dos proprietários vinha do mais-valia( o empregado produz mais lucro do que é lhe pago) -Intervenção cada vez menor do Estado. -Nova doutrina econômica: Liberalismo -Caberia ao Estado apenas zelar pela propriedade e pela ordem -O capitalismo é um sistema de livre iniciativa, cujo objetivo é maior lucro possível. -Economia de mercado regulada pela Lei da Oferta e Procura. -AS ideias liberais dominam a Europa. -Segunda Revolução Industrial( século XIX)(Automóvel, telefone, petróleo, eletricidade). -As trocas comerciais se intensificaram e alguns países fora da Europa se industrializaram( EUA, Canadá e Japão). 3-CAPITALISMO FINANCEIRO(Final do século XIX) - Os países industrializados da Europa disputavam novos consumidores e fornecedores. -As colônias da América já eram independentes. -Partiram em busca de colônias para a África e Ásia, dando inicio a partilha desses continentes, período chamado de Imperialismo. -(DIT), Metrópoles recebiam matérias-primas e enviam para a colônia produtos industrializados.
************************************** -Atividade Industrial passou a crescer muito, o funcionamento das empresas tornou-se mais complexo, os bancos assumiram um novo papel. O capital era essencial para uma empresa funcionar. -Muitas empresas começaram a emitir ações. -CAPITAL INDUSTRIAL+ CAPITAL DE FINANCIAMENTO= CAPITAL FINANCEIRO, fortaleceu os bancos como outro tipo de instituição financeira, participavam do capital das empresas. -Iniciou-se o processo de concentração de renda. -Fusões de empresas e acordos Bancos+ Industrias, controlaram o mercado e tornaram a livre concorrência bem limitada. -Concentração de renda nas mãos de poucos. -Monopólio= 1 empresa domina/ Oligopólio= várias empresas. -Cartéis= Grupo de empresas estabelecem preços comuns para eliminar a concorrência. -Trustes= Fusão de empresas (forma de oligopólio/ Horizontais= mesmo setor/ Verticais= setores diferentes) -O Liberalismo continua a ser a política, mas o Estado começava a interferir. -A liberdade excessiva dos mercados+ cenário mundial entreguerras = Resultou na crise de 1929 ( graças a quebra da bolsa de valores de NY) -a crise abalou o sistema capitalista, o Estado passou a interferir para evitar outra crise e reestruturar a economia. *********************************************** -O Estado assume duplo papel= empresário e planejador. -O Estado passou a interferir diretamente na economia. -NOVA DOUTRINA= Keynesianismo ( grande intervenção pública) -Em 1933, o presidente dos EUA interfere na economia com um plano baseado nas ideias do Keynesianismo, New Deal, recuperou a economia Norte-Americana. -No Brasil, a doutrina foi a marca da Era Vargas. ************************************************************ O CAPITALISMO FINANCEIRO DEPOIS DA 2ª GUERRA MUNDIAL: -Século XX,fim dos impérios coloniais, as nações passaram a fazer parte do 3° Mundo ( Juntamente com as antigas colônias da América, exceto EUA e Canadá) -DIT entre países desenvolvidos e demais. -As Transnacionais criaram unidades em países subdesenvolvidos ( para conseguirem menores custos de matéria-prima, mão de obra e consumidores. Isso permitiu que os países se industrializassem. -Nova DIT, países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados( Agora o fluxo é mercadorias e capital, não mais matéria-prima) -Conglomerados -Holding -Novas invenções -Tecnologia de ponta, grandes investimentos. 4-CAPITALISMO INFORMACIONAL= -3ª Revolução Industrial -Aprimoração das tecnologias. -O conhecimento tornou-se muito importantes. -De sociedade pós-industrial para Sociedade da informação. -Economia Global= Globalização. -De LIBERALISMO para NEOLIBERALISMO. NEOLIBERALISMO= O Estado interferi, mas não tanto, há privatizações mas o Estado também ajuda. A teoria Neoliberal levou os EUA e a União Europeia à Grande Depressão. GRANDE DEPRESSÃO=
-O fenômeno da Internet foi grandioso. Muitas ações foram vendidas, apostando nas empresas. Mas após o momento de euforia, muitas empresas faliram, esse foi o "estourar da bolha". Gerou a crise dos subprime. -Os países desenvolvidos gastavam mais do que arrecadavam, foi a crise da divida pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário